Por volta das das 23h40min da sexta-feira, a cidade inteira ficou sem luz por mais de 10 minutos. Logo depois, a luz voltou, e à meia-noite, uma segunda queda de luz deixou a cidade no escuro outra vez.
Por conta das quedas de luz, o Carnaval de Rua de Santa Maria foi adiado. A primeira escola a desfilar, a Trevo de Ouro, encerrou a apresentação com a Avenida Liberdade no escuro. A decisão foi da Liga das Escolas de Samba, da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, logo após o segundo apagão.
No sábado, o desfile continua, a partir das 20h. As escolas que iriam desfilar na sexta farão sua apresentação na noite de sábado.
Conforme a assessoria de comunicação da AES Sul, o problema da queda de luz foi em uma linha de transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Por volta da 00h30min a assessoria de imprensa da CEEE informou que houve um problema em uma linha de transmissão que fica entre Dona Francisca e Santa Maria. O defeito acabou atingindo a linha que liga Santa Maria a Alegrete, mas a causa do problema ainda não havia sido identificada. A CEEE assegurou que o apagão não foi geral na cidade. A AES Sul informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que cerca de 200 mil clientes ficaram sem energia elétrica.
"